DESOCUPAÇÃO DO PRÉDIO I DE LETRAS

ocupa!

Assis, 04 de novembro de 2014.

Senhor Diretor.

No último dia 30 de outubro, o Conselho Universitário (CO) da UNESP deliberou por suspender as punições administrativas aplicadas aos 95 estudantes que ocuparam o prédio da reitoria em 2013. Tal suspensão se mantém até o dia 11 de dezembro de 2014, quando tomará andamento a próxima reunião deste órgão colegiado. A punição determinada pelos processos de sindicância proibia qualquer tipo de vínculo entre os alunos sindicados e a UNESP durante o período de 60 dias, a contar da aplicação das sanções em questão. A saber, essa proibição impediria a finalização do semestre corrente e, no caso específico de Assis, impediria também a realização da matrícula pelos 7 alunos deste campus prejudicados.

Tendo em vista o ato simbólico de mostrar que não estamos cegos, inertes ou inativos para o que está acontecendo, o Movimento Estudantil de Assis instaurou uma ocupação pacífica do Prédio I de Letras a partir da última quarta-feira (dia 29 de outubro). Tiramos na ocupação, após já instaurada, o objetivo geral de fazer pressão na decisão e posição da Congregação e da Diretoria acerca do assunto. Também era nosso objetivo, tirado anteriormente em Assembleia Geral, no dia 24 de outubro, conscientizar e informar os demais alunos, funcionários e docentes do campus sobre o que estava acontecendo.

Em reunião interna realizada no dia 03 de novembro, entendemos que nossas reivindicações não foram atendidas. Eram elas: I) Revogação IMEDIATA das suspensões e; II) Fim IMEDIATO de TODOS os processos de sindicância na UNESP. Entendemos que essas pautas não são negociáveis, pois sua negação representa um ataque ao próprio direito de lutar e defender uma luta. Não aceitaremos calados essa opressão. Mas também entendemos que nossos principais objetivos momentâneos foram alcançados. Sendo assim,a ocupação não tem motivo de continuar sendo exercida no momento. Na mesma reunião interna, decidimos pelo dia 04 de novembro, hoje, para desocupar o saguão de letras de forma organizada. Essa decisão será revista imediatamente após a próxima reunião do CO. A ocupação continuará sendo uma opção viável e não hesitaremos acessá-la, se necessário.

Aproveitamos para esclarecer que nunca entendemos nossa presença no prédio como um ato de agressão contra a Diretoria local diretamente. Mas reiteramos que as pautas não são negociáveis e nossos objetivos, que consideramos alcançados, eram o posicionamento desta Diretoria e desta Congregação e a maior conscientização do grande público universitário acerca do assunto.

Sem mais para o momento, subscrevemo-nos atenciosamente (ver ANEXO I).

Ao Sr.

Prof. Dr. Ivan Esperança Rocha
Diretor da FCL/Assis

Ober un evezhiadenn

Filed under Sem categoria

Ober un evezhiadenn